Voltar

Enviar Mensagem

Voltar
Titulo

Fotografia

Recife, Pernambuco Membro desde: 16-Fev-2011 Último login: 26-Mar-2013 Disponível para novos projetos
  • Estrelas36
  • Visitas20313
  • Portfólio 30
  • Trabalhos 2
Unidade de Educação Escolar Indígena de Pe Registro fotoetnográfico da Unidade de Educação Escolar Indígena de Pernambuco. Fotografia: Luci Lima. Registration photoethnographic of United Education School Indigenous Pernambuco State. Photo by Luci Lima.

UEEI/SE

Desde 1999, através do Conselho Nacional de Educação com a Câmara de Educação Básica e a resolução nº 03 de 10/11/1999, fixam as diretrizes nacionais para o funcionamento das Escolas Indígenas. Em Pernambuco, as escolas indígenas faziam parte do sistema municipal e após o decreto nº 24.628 de 12/08/2002 foram estadualizadas. A Unidade de Educação Escolar Indígena de Pernambuco entra em cena em meados de 2004, para em conjunto com as Etnias Indígenas, articular ações e oficializações das novas gestões representadas pelos próprios povos em seus territórios. As etnias têm forma própria de gerir as suas Escolas e os modelos de gestão de acordo com o Artigo 231 da Constituição Federal. As Escolas são organizadas por regiões, núcleos, áreas e a gestão é democrática sendo oficializada e regularizada. A Unidade de Educação Escolar Indígena atua nos municípios de Águas Belas, Salgueiro, Ibimirim, Pesqueira, Buíque, Tupanantinga, Carnaubeira da Penha, Petrolândia, Jatobá, Tacaratu, Floresta, Cabrobó, Inajá e Poção. Estes municípios contemplam os 12 Povos indígenas do Estado que são: Kambiwá, Kapinawá, Pankaiwká, Tuxá, Xukuru, Pankará, Pankararu, Entre Serras, Pipipã, Fulni-ô, Truká e Atikum. Enfim, onde há presença de Etnias Indígenas e suas respectivas expansões no território de Pernambuco a UEEI tem como papel ampliar seu espaço de trabalho.

Unidade de Educação Escolar Indígena de PE

10 Anos de Educação Escolar Indígena de PE

UEEI/SE

Fotografia

Recife, Pernambuco

Mensagem + Titulo

Desde 1999, através do Conselho Nacional de Educação com a Câmara de Educação Básica e a resolução nº 03 de 10/11/1999, fixam as diretrizes nacionais para o funcionamento das Escolas Indígenas. Em Pernambuco, as escolas indígenas faziam parte do sistema municipal e após o decreto nº 24.628 de 12/08/2002 foram estadualizadas. A Unidade de Educação Escolar Indígena de Pernambuco entra em cena em meados de 2004, para em conjunto com as Etnias Indígenas, articular ações e oficializações das novas gestões representadas pelos próprios povos em seus territórios. As etnias têm forma própria de gerir as suas Escolas e os modelos de gestão de acordo com o Artigo 231 da Constituição Federal. As Escolas são organizadas por regiões, núcleos, áreas e a g [...]

Mais informação


Outros Projetos

Portfólio online de UEEI/SE hospedado no Kawek.
www.kawek.net/ueei