Voltar

Enviar Mensagem

Voltar
Titulo

Fotografia

Recife, Pernambuco Membro desde: 16-Fev-2011 Último login: 26-Mar-2013 Disponível para novos projetos
  • Estrelas36
  • Visitas20154
  • Portfólio 30
  • Trabalhos 2
Unidade de Educação Escolar Indígena de Pe Registro fotoetnográfico da Unidade de Educação Escolar Indígena de Pernambuco. Fotografia: Luci Lima. Registration photoethnographic of United Education School Indigenous Pernambuco State. Photo by Luci Lima.

UEEI/SE

Desde 1999, através do Conselho Nacional de Educação com a Câmara de Educação Básica e a resolução nº 03 de 10/11/1999, fixam as diretrizes nacionais para o funcionamento das Escolas Indígenas. Em Pernambuco, as escolas indígenas faziam parte do sistema municipal e após o decreto nº 24.628 de 12/08/2002 foram estadualizadas. A Unidade de Educação Escolar Indígena de Pernambuco entra em cena em meados de 2004, para em conjunto com as Etnias Indígenas, articular ações e oficializações das novas gestões representadas pelos próprios povos em seus territórios. As etnias têm forma própria de gerir as suas Escolas e os modelos de gestão de acordo com o Artigo 231 da Constituição Federal. As Escolas são organizadas por regiões, núcleos, áreas e a gestão é democrática sendo oficializada e regularizada. A Unidade de Educação Escolar Indígena atua nos municípios de Águas Belas, Salgueiro, Ibimirim, Pesqueira, Buíque, Tupanantinga, Carnaubeira da Penha, Petrolândia, Jatobá, Tacaratu, Floresta, Cabrobó, Inajá e Poção. Estes municípios contemplam os 12 Povos indígenas do Estado que são: Kambiwá, Kapinawá, Pankaiwká, Tuxá, Xukuru, Pankará, Pankararu, Entre Serras, Pipipã, Fulni-ô, Truká e Atikum. Enfim, onde há presença de Etnias Indígenas e suas respectivas expansões no território de Pernambuco a UEEI tem como papel ampliar seu espaço de trabalho.

Unidade de Educação Escolar Indígena de PE

10 Anos de Educação Escolar Indígena de PE

UEEI/SE

Fotografia

Recife, Pernambuco

Mensagem + Titulo

CONEEI 2009


Visualizações:
671
Trabalhos:

I CONFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - CONEEI

CONEEI – A Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena vai reuniu em Brasília 600 delegados indígenas e de representações da sociedade civil, universidades públicas e privadas, gestores das secretarias de educação de estados e municípios. Convidados internacionais vireram na condição de palestrantes e observadores. Segundo Schmidt, a Coneei tomará decisões que deverão ser executadas pelas três instâncias da educação nacional: municípios, estados e a União. É por isso que, além dos indígenas, do Ministério da Educação, da Fundação Nacional do Índio (Funai) participam das etapas regionais e da nacional da Coneei, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Na avaliação do diretor de educação para a diversidade da Secad, nos últimos seis anos a educação escolar indígena melhorou e ampliou. No ensino fundamental, diz Schmidt, o crescimento das matrículas foi de 50% entre 2003 e 2008; e no ensino médio, o país passou de 18 para 125 escolas nas aldeias. Outras melhorias aconteceram na formação de professores, produção de materiais didáticos bilíngües e no aumento das matrículas em todas as etapas da educação básica.

Desde 1999, através do Conselho Nacional de Educação com a Câmara de Educação Básica e a resolução nº 03 de 10/11/1999, fixam as diretrizes nacionais para o funcionamento das Escolas Indígenas. Em Pernambuco, as escolas indígenas faziam parte do sistema municipal e após o decreto nº 24.628 de 12/08/2002 foram estadualizadas. A Unidade de Educação Escolar Indígena de Pernambuco entra em cena em meados de 2004, para em conjunto com as Etnias Indígenas, articular ações e oficializações das novas gestões representadas pelos próprios povos em seus territórios. As etnias têm forma própria de gerir as suas Escolas e os modelos de gestão de acordo com o Artigo 231 da Constituição Federal. As Escolas são organizadas por regiões, núcleos, áreas e a g [...]


Outros Projetos

Portfólio online de UEEI/SE hospedado no Kawek.
www.kawek.net/ueei