Voltar

Enviar Mensagem

Voltar
Titulo

Artes Plásticas

Caxias do Sul, Rio Grande do Sul Membro desde: 20-Set-2010 Último login: 27-Abr-2019 Disponível para novos projetos
  • Estrelas26
  • Visitas21894
  • Portfólio 30
  • Trabalhos 22
Mona Carvalho Mona Carvalho criou a Curadoria Independente, onde atua como curadora de artes visuais, realizando exposições de artistas e coordenando espaços culturais. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística na Universidade de Caxias do Sul, Mona Carvalho estudou em períodos de intercâmbio na Universidade de Santiago de Compostela – Espanha, no curso de História da Arte, na Università degli Studio di Verona – Itália, cursando Conservação dos bens Culturais e na Universidad Autonoma de Bucaramanga – Colômbia, cursando o curso de Artes Audiovisuais. É especialista em Arteterapia também na Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é membro titular e coordenadora da Comissão de Avaliação, Seleção e Fiscalização do FINANCIARTE – Financiamento da Arte e Cultura Caxiense e do Conselho Municipal de Cultura, ambas representante titular da área de Artes Visuais. Coordena também a Escola Preparatória de Dança da Cia. Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.
Curadoria Independente de Mona Carvalho Mona Carvalho was born in Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, and is the one who created Curadoria Independente, where she acts as a visual arts curator, conducting artists exhibitions and coordinating cultural spaces. Graduated with a licentiate degree in arts education at Universidade de Caxias do Sul, Mona Carvalho studied, when making a exchange program, at Universidad de Santiago de Compostela – Spain, doing the History of Art course, at Università degli Studio di Verona – Italy, attending to the Maintenance of Cultural Heritage course and at Universidad Autonoma de Bucaramanga – Colombia, attending to the Audiovisual Arts course.
Facebook http://tinyurl.com/3g2kfqb
Twitter @monamonixa
Email curadoriaindependente@gmail.com

Mona Carvalho



Mona Carvalho criou a Curadoria Independente, onde atua como curadora de artes visuais e produtora cultural realizando exposições de artistas e coordenando espaços culturais desde 2007. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística na Universidade de Caxias do Sul, Mona Carvalho estudou em períodos de intercâmbio na Universidade de Santiago de Compostela – Espanha, no curso de História da Arte, na Università degli Studio di Verona – Itália, cursando Conservação dos bens Culturais e na Universidad Autonoma de Bucaramanga – Colômbia, no curso de Artes Audiovisuais. É especialista em Arteterapia também pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Mona coordenou as galerias de arte do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho em Caxias do Sul, a Escola Preparatória de Dança da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul em um período de 05 anos junto a Secretaria Municipal de Cultura da cidade. Paralelo a SMC, foi coordenadora e curadora do espaço cultural Catna Café por um período de 02 anos promovendo artistas da região.

Ex-bailarina dançou na Escola Fundamental de Dança com os renomados professores e coreógrafos de dança Ana Teixeira, ex-integrante do Balé da Cidade de São Paulo, e Magda Bellini doutora em Comunicação e Semiótica e professora da Universidade de Caxias do Sul.

Atualmente é também, membro titular e coordenadora da Comissão de Avaliação, Seleção e Fiscalização (CASF) do FINANCIARTE – Financiamento da Arte e Cultura Caxiense desde o ano de 2008 e do Conselho Municipal de Cultura, ambos representante titular da área de Artes Visuais.

Mona Carvalho

Curadoria Independente [curadora de artes visuais]

Mona Carvalho

Artes Plásticas

Caxias do Sul, Rio Grande do Sul

Mensagem + Titulo

Olhos nos Olhos


Visualizações:
661
Trabalhos:

Rafael H. Dambros é gaúcho, já expôs em diversos locais na sua cidade natal, Caxias do Sul, participando de exposições coletivas e individuais com telas a óleo e diversas técnicas de desenho, incluindo a técnica com a caneta esferográfica a qual segue desenvolvendo um trabalho sério à três anos.
Trabalhou com história em quadrinho juntamente com o grupo Stigma HQ em Caxias do Sul, e participou da Festa da Uva com a temática “A alegria de Estarmos Juntos” com a pintura de um grande mural em parceira com Thiago Danielli, com o qual pintou mais três murais pela cidade.
A exposição Efeitos foi o primeiro trabalho do artista no Rio de Janeiro onde mora a mais de cinco anos, três destes trabalhando em uma ONG desenvolvendo um trabalho de Artes dentro do Museu da República. Atualmente atua como pintor de arte na rede Record de Rádio e Televisão.
Rafael, em agosto desde mesmo ano, estará de férias em Caxias e trará a exposição “Olhos nos Olhos | Um caminho sem volta, e talvez sem destino em um universo de verdades diversas” em parceria com a amiga e curadora da mostra Mona Carvalho.
A abertura da exposição será no dia 09 de agosto – 20h, no Catna Café. O trabalho ficará exposto até o dia 25 de setembro de 2011.


Olhos nos olhos. Um caminho sem volta, e talvez sem destino
em um universo de verdades diversas.

"São teus os olhos que descobrem imagens além e
acima desse muro, que muitos tem por horizonte
e outros chamam de vida"

Cesar Dambros


Filhos de um Adão e uma Eva mitológica, da ciência ou da verdade, talvez de um Deus invisível. Irmãos de vida, dor e sentimentos, esses somos nós: grãos de areia em um imenso universo. Somos um ninguém coletivo e ao mesmo tempo um todo singular. Em eterna busca por conhecimento e respostas, queremos ter certeza do que somos, quem somos e para isso firmamos uma realidade comum, um lugar onde sabemos exatamente o que é real e o que existe.

Os olhos são dois órgãos responsáveis pela percepção do mundo externo, daquilo que concordamos ser real e imutável, da realidade comum a todos. Esta realidade, comum, é onde nossos universos se encontram em um ponto único e seguro, o mais seguro dos portos, ao qual podemos percorrer caminhos limitados entre os espaços de um e outro indivíduo. Porém estes mesmos olhos são entradas para outros mundos particulares e ilimitados, tão ou mais diversos do que podemos imaginar. Cada um de nós é um universo particular onde a realidade é abstrata e muitas vezes incompreensível aos olhos de outros. A resposta para nossas perguntas, ou mesmo para todas as nossas afirmações, é esta: somos o segredo escondido no brilho de nossos olhos.

Os olhos, essas janelas que nos permitem entrar em tantos universos contam por si, histórias sutis sobre a vida e principalmente sobre nossas individualidades. Não somos o que pensamos, nem o que sentimos, somos algo a mais, somos esse segredo escondido. Talvez sejamos apenas a busca pelo entendimento deste segredo. Buscamos no olhar do outro, respostas para nossos questionamentos, muitas vezes surpreendidos por mundos tão vastos, histórias tão complexas, tão bem escondidas que jamais suspeitaríamos quem aquele ser real, presente em nossa frente, pudesse ser realmente.

Nesta nossa existência de busca, montamos o grande mosaico do que somos. Quando estamos “olhos nos olhos”, juntamos mais uma peça deste mosaico, o “nós”, o “eu” se desvendam magicamente.

É realmente fascinante o que somos.

Mona Carvalho criou a Curadoria Independente, onde atua como curadora de artes visuais e produtora cultural realizando exposições de artistas e coordenando espaços culturais desde 2007. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística na Universidade de Caxias do Sul, Mona Carvalho estudou em períodos de intercâmbio na Universidade de Santiago de Compostela – Espanha, no curso de História da Arte, na Università degli Studio di Verona – Itália, cursando Conservação dos bens Culturais e na Universidad Autonoma de Bucaramanga – Colômbia, no curso de Artes Audiovisuais. É especialista em Arteterapia também pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mona coordenou as galerias de arte do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho em Caxias do [...]


Outros Projetos

Portfólio online de Mona Carvalho hospedado no Kawek.
www.kawek.net/monacarvalho